domingo, 24 de abril de 2011

ÂNGELA RÔ RÔ - A MÚSICA VIVA

(Por Diego EL Khouri)

Ângela Maria Diniz Gonçalves, a magnífica Ângela Rô Rô. Dona de uma voz inconfundível, de um talento raro, ela é uma daquelas grandes artistas que veio para a Terra fazer história, cravar seu nome no espaço, ser lembrada e eternizada por todos. Ela não fez apenas músicas, fez sim verdadeiras obras primas.Na ativa mais do que nunca, essa grande cantora, passa por uma nova fase em sua carreira e vida e  tive a honra de entrevistá-la: a música viva, a deusa da poesia cantada: 


Dentro dessa sociedade ainda reacionária, preconceituosa e sem utopias, onde se encontra  Ângela Rô Rô?


Ângela Maria que vem antes de Ângela Rô Rô é, por força das obrigações e deveres como cidadã, cumpridora de tais. Ângela Rô Rô sendo persona pública e notória foi exposta à calunia, violência e preconceito o que prejudicou muito meu caminho como profissional, e me detonou durante bastante tempo como mulher!Sou MÁRTIR sem cruz! incomodo como uma criança que diz o que tantos não querem ouvir!sou MÚSICA ,POESIA,ARTE,AMOR! 


A poesia surgiu da palavra cantada, dos trovadores e da melodia musicada. Porém alguns críticos consideram a poesia cantada inferior a escrita. O que tem a dizer sobre isso?


 Pode ser falta de informação correta como a sua em citar os rituais ancestrais e os menestreis medievais, ou apenas uma certa inveja de quem não fabrica poesia com melodia, que é a forma mais completa e popular, atingindo em cheio o interesse das pessoas.


Emagrecer mais de quarenta kilos, abandonar o álcool e as drogas mudou seu processo de criação?


 Desde 1999 não bebo nem fumo, o que mudou para melhor meu fôlego, com isso meu canto. Troquei a vida sedentária por algum exercício e dieta e adoro caminhar!e é claro estou podendo vestir bem certas roupas... Mas minha Criação ficou intocável sempre, mesmo durante os piores anos da minha existência. É O MILAGRE DA ARTE!


O artista muitas vezes mergulha no abismo dos vícios por não agregar a sociedade. Então qual seria a função da arte?


 O problema é que vícios, fraquezas e doenças não são privilégios de ARTISTAS! e PARTE DA SOCIEDADE, como nós, somos pessoas boas querendo impotentemente o bem estar geral! Portanto dentro de qualquer sociedade a ARTE sempre será um termômetro, uma antena, um espelho, uma bússola, e acima de tudo um LENITIVO DELICIOSAMENTE INQUIETO E DIVERTIDO!


De 1979, ano que marca o lançamento do seu primeiro disco, para cá o que mudou em seu trabalho? Há uma mudança também de público?


 Graças a Vida meu trabalho continua melhorando, e meu público aumentando e ampliando as faixas etárias.


 Como é sua relação com outros cantores? E nos fale como foi compor com Cazuza nos seus últimos dias de vida.


 Muito gostoso com praticamente todos com quem trabalhei ou apenas conheci.estamos na mesma CANÔA!----Bom, ter Cazuza por amigo já é uma AVENTURA! Ele é uma celebridade fosse o que fosse... Poeta de coragem passada do papel para à Vida! Ele telefonou para mim dizendo que estava no hospital, e tinha feito uma Letra para eu compor uma musica... Ele já estava bem dodói...Acredite! Com seu peculiar humor mandou a letra pelo correio mais lento que havia,e na época eu morava no campo.COBAIAS DE DEUS.


Você costuma dizer que os anos noventa não existiram pra você. Baudelaire, poeta francês, acreditava que para chegar a essência da arte é preciso penar muito. Você também pensa que é preciso descer aos infernos para arrancar dele a pureza da arte?


 Se eu disse retiro tudo, pois os anos 90 não só existiram mas foram fundamentais para minha experiência como pessoa e artista! Foi a gota d"água! Transbordou em arte, dor, sofrimento e conhecimento que acabou gerando uma MUDANÇA RADICAL em minha vida e a constatação que minha arte era PURA sem precisar de abismos ou infernos... 


Nos últimos tempos anda cantando com vários artistas. Dessa safra de novos cantores quem você destacaria?


 Dos novos talentos destaco; FRANCISCO ALVES, MARIO REIS, JOÃO GILBERTO, EMILINHA BORBA, ELLIS REGINA, NARA LEÃO, NANA CAYMMI, LANA BITTENCOURT, ERASMO CARLOS, ROBERTO CARLOS, MARIA BETHANIA, GAL COSTA, CAETANO, GILBERTO GIL... Enfim o BRASIL é formado por grandes talentos!


Depois de grandes sucessos como Fogueira, Só nos resta viver, Viciei em você e Amor, meu grande amor, há um certo receio da inspiração cessar?


Não quero parecer arrogante mas não tenho medo de acabar minha inspiração. Observo o mundo e as coisas com olhos de poeta e autor, e com o sorriso de comediante. Portanto fica difícil não se ter inspiração nesse MUNDO INS "PIRADO"!



 Qual a sua melhor realização como cantora?

 Agora, hoje, poder cantar com voz forte e sadia! Sempre tentando meu melhor na esperança de um dia aprender a cantar com as BALEIAS... 



Mesmo fugindo das badalações das manchetes de escândalo, seu nome ainda é sinônimo de polêmica. Por quê?


 Lá sei eu?!?! Nunca fui polêmica para mim... Resolvo minhas dúvidas e dívidas do jeito que consigo! Quem sabe da polemica é quem polemiza sobre algo ou alguém!



Entre 2004 e 2005 tornou-se apresentadora do  programa Escândalo, numa  emissora de TV a cabo. Como foi essa experiência?


 O programa de TV era"escândalo" no canal BRASIL. Foi MARAVILHOSO!ADOREI TUDO! OS PROFISSIONAIS COM QUEM TRABALHEI ME ENSINARAM MUITO E ME DERAM MUITO CARINHO! E OS CONVIDADOS PRESENTEARAM A MIM E AO PÚBLICO COM TALENTO E GENEROSIDADE!ASSIM COMO HOJE EM DIA APRESENTO "NAS ONDAS DA RO RO"programa de rádio online pela UOL criado e realizado pela DUPLA PRODUTORA, leia-se LANA BRAGA minha empresaria!JÁ DÁ PARA OUVIR; ELZA SOARES, TONI PLATÃO, PRETA GIL, TONI GARRIDO, DUDU NOBRE...SÃO SHOWS COM ENTREVISTA E ENCONTROS MUSICAIS COM CONVIDADOS COMO JORGE VERCILLO,FREJAT,LUIZ MELODIA,FERNANDA ABREU...ESTÁ SENDO UMA IMENSA ALEGRIA!



Com tantas músicas fantásticas que compôs o que podemos esperar de Ângela Ro Rô?


Meu desejo é continuar com muita $aúde paz e amor para poder trabalhar emocionando e divertindo as pessoas.

8 comentários:

  1. Ta trabalhando eehm Doug!
    Otima intrevista intrevista, grande artista.. ta de parabens ai pelo Blog.

    valeuw

    ResponderExcluir
  2. Sempre estou acompanhando os trabalhos por aqui, mesmo não tendo como deixar sempre comentários devido ao corre corre da vida. Tem dias que 1 minuto é muito. Mas, hoje, após dar uma traquilizada, tive a surpresa de mais essa entrevista no M.L.
    Muito legal
    Parabéns
    FSB

    ResponderExcluir
  3. Ae Diego a coisa tá fervendo ai, ANGELA RO RO a mais viva e marginal das cantoras e a compositora masi genial dos ultimos tempos...Bom demais isso ai JÁ DÁ PRA FAZER UMA PROPAGANDA hhaha tá ficando pop em menino!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a entrevista. Perguntas e respostas inteligentes.
    Ro Ro genial como sempre, seja falando, compondo ou cantando.
    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  5. Ao mestre Diego (aka Doug) os meus parabéns pelo alcance de sua arte e de sua comprometida missão de disseminar o veneno artístico sobre a lavoura da ignorância. Ao ícone que é Angela Ro Ro, só posso deixar minha cordial reverência e o meu "muito obrigado", por nunca deixar de ter sido a revolta de mais pura causa.

    Carpe diem!

    ResponderExcluir
  6. Escutei muito as músicas dela, durante a minha infância. Belas canções. Um ícone da antiga MPB.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da entrevista da Ângela, Diego.
    Minha admiração por esse blog é grande.
    Bom trabalho.
    Ci.

    ResponderExcluir