sábado, 16 de abril de 2011

A DINAMITE KAIO BRUNO

 (Por Diego EL Khouri)

Em se tratando de divulgação cultural em Goiania, de uma forma ou outra, vamos esbarrar no nome Kaio Bruno Dias.  Dentro dos limites estreitos que a cultura local proporciona, presa em tabus e alienação, perdida nas amarras corrompidas da mídia, é uma espécie de heroísmo ou santidade acreditar ainda em arte. E Kaio faz a diferença. Dentro do espaço cultural Goiania Ouro, no selo Vacas Magras, entre outros projetos, esse louco consciente visionário poeta e músico vem invadindo a cena revelando artistas e divulgando a cultura. Nessa tentativa obsessiva em devassar o alternativo entrevistei essa alma rara. Kaio Bruno, a dinamite da poesia atual em Goiania:



Produtor cultural, músico e poeta. Onde começa e onde termina Kaio Bruno nessa salada toda?

 O Kaio da produção é só mais um trabalhador querendo viver. Já na literatura o esquema é outro. Lá a vida fica resumida em três, quatro frases. Na música eu não passo de um teclado cinco oitavas. Fico musicando minhas letras. Ainda gravo tudo em estúdio.

Há inúmeras discussões a cerca do que é cultura erudita e popular. De que forma percebe-se essas diferenças?
Prefiro fazer a tal Cultura, discutir ela é chato de mais.


De onde vem essa sua obsessão em estar sempre produzindo e divulgando arte o tempo todo ?

 Não diria obsessão cara. Mas tenho minhas ideias e preciso colocar pra fora, se não elas me explodem por dentro.

Nos conte como foi seu início como produtor cultural e o que o levou a arte.

 Comecei na produção através da literatura. Com o projeto Letra Livre. E fui me interessando por essa área de produção e Cultura Popular.

Nos fale sobre o sarau Letra Livre, que ocorre no último domingo de cada mês, e da "Balada Literária", o seu primeiro evento com o apoio da lei de incentivo a cultura.

 O Letra Livre segue firme e forte e já entra para o seu terceiro ano de criação. Lembrando que são quase três anos se renovando a cada mês. O Letra Livre foi criado para abrir palco a novos escritores e artistas locais.
Balada Literária é um projeto que surgiu dentro do Letra Livre. É uma mistura de Literatura e várias outras linguagens artísticas.

Poeta e músico. De que forma um ajuda o outro no processo de criação?

 Eles andam juntos e ao mesmo tempo separados. Cada um tem o seu momento. O cara que escreve e o que toca teclado. Não são uma dupla, mas um sem o outro não vira.

Pela sua arte percebe-se  a influência que determinados artistas exercem  em  sua obra. Na música apontaria Arnaldo Baptista, ex Mutantes, e na poesia Pio Vargas. De que forma se apresenta sua psicologia artística dentro dessas influências tendo como parâmetro suas experiências pessoais e os artistas que te inspiram?

Nem sei se tenho uma psicologia artística. Estou mais para “teimosia artística”. Mas esses caras e mais uma pá de outros artistas criaram coisas geniais. Além de produzir eles incentivavam as pessoas a criar. Isso é bom.

O que seria o projeto de artes plásticas chamado Santa Drags ( Drags Queen)?

 O projeto está em fase de pré-produção. Calma que vem coisa por ai. (Hehehe)

Você acha que esses grandes festivais promovido por selos como a Monstro Discos, perde o enfoco do alternativo e passa a ser somente comercial, afim apenas de lucro, deixando de lado a essência da cultura que é promover manifestações artísticas interessantes?

 Os caras são produtores, não podemos esquecer que eles também tem família. Ninguém ali levaria a gloria do alternativo e colocaria sobre a mesa na hora do jantar.
 E todos sabem como funciona o esquema. E só falar não muda nada. Só deixa as coisas mais na “mídia”.

Você está prestes a lançar um livro. Pelo boato que rola por aí, já está bem encaminhado. Tem previsão de lançamento e o que poderemos encontrar nesse livro?

 É um livro estreante. Meu primeiro livro. Estou com muitos textos prontos e produzindo outros novos. Não sei bem quando sai. Só sei que esse livro vai sair. É um livro de poesia. Só isso por enquanto.

Uma frase.
 ...
Malboro ou bebida, poesia ou alegria?

Prefiro ir dormir. São 02:03 da manhã e eu respondendo essas perguntas.

Um comentário:

  1. Quem diria ehm BOY... Até tu escrevendo um livro... heheheh Grande pessoa esse kaio

    abs

    ResponderExcluir