sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ALIMENTOS: ESTAMOS INFORMADOS SOBRE O QUE É REALMENTE IMPORTANTE?

Por: Winter Bastos


Nunca vejo televisão. As pessoas me dizem que, procedendo assim, ficarei desinformado sobre coisas importantes. Prefiro não argumentar muito e simplesmente sigo na minha opção de boicotar a TV.

Mas o fato é que todos esses "vedores de TV" não me parecem tão informados assim. Quando estou no supermercado, por exemplo, sempre puxo papo com alguém que esteja perto dos vidros de óleo de soja. Escolho uma embalagem de óleo e mostro para pessoa, perguntando se ela sabe o que significa um pequeno triângulo amarelo estampado no rótulo. Até hoje ninguém soube me responder o que sinaliza tal selo amarelo com a letra T maiúscula.

E você, caro leitor, sabe o que significa esse sinal?

Significa que o alimento contem material transgênico. O fabricante não quer que você saiba disso, nem as "informativas" emissoras de TV, patrocinadas pelos monstros do agronegócio.

Depois de muita luta, movimentos ecológicos conseguiram pressionar o governo e, hoje, os empresários são obrigados a imprimir nos rótulos tal símbolo padrão. Este, por imposição legal, tem de ser usado nas embalagens de produtos transgênicos destinados ao consumo humano e animal.


Foi árdua a luta para conquistar a obrigatoriedade do selo. Lembro que ativistas, munidos de adesivos, se organizavam e entravam em supermercados grudando o triângulo nos produtos transgênicos. Enfrentavam seguranças do mercado e até a polícia. "Não estamos destruindo nada, apenas informando a população", diziam enquanto continuavam a colar o adesivo nos produtos transgênicos. Eram levados para a delegacia, mas sempre se voltava para a mesma louvável ação direta em favor do selo.

Hoje o selo é obrigatório. Mas pouquíssimos sabem o que ele significa. Que tal você reproduzir este texto e informar outras pessoas? Ou então escreva seu próprio texto, que tal? Você pode até incluir informações sobre o que são transgênicos. Vá lá. Pesquise. Você mesmo pode fazer, não precisa de mim para isso. Só não acho que seria boa ideia buscar informações sobre transgênicos na televisão... Bem, você que sabe.

Um comentário: